Execução - Temco Pisos

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Pisos Controlados
Execução
ANTES DE EXECUTAR SEU PISO


Temos o hábito de gastar pouquíssimo tempo projetando coisas, o que nos faz gastar tempo demais solucionando os problemasnão previstos. Em pisos isto se reflete em custos mais altos e grandes dificuldades em corrigir coisas que venham a dar errado. Veja abaixo um roteiro para você pensar com mais calma antes de iniciar uma obra.


A) CUSTO
O custo alto de um piso é algo que sempre cria a forte tentação de que pode ser sempre barateado. Um piso com falhas estruturais de construção não poderá ser corrigido com tratamentos superficiais mais tarde. Todo o dinheiro economizado indevidamente no piso tornará seu reparo muito caro ou muitas vezes inviabilizará a correção, se a área estiver em operação.

B) PRESSA
Muitas vezes, na hora de se executar o piso, as condições não são ideais. Por ter que atender ao cronograma de execução, tomam-se decisões priorizando o prazo de entrega da obra. Executar um piso nas condições ideais já é algo delicado, em condições não ideais, torna-se uma operação cirurgica. Isto não quer dizer que não se deve executar piso ao céu aberto, só deve-se aumentar os cuidados e se preparar adequadamente para tal fim. Hoje máquinas sofisticadas produzem até 5.000m² de piso por dia com qualidade excepcional.

D) EXECUÇÃO
Há diversas metodologias para a execução de um bom piso, não existe um método único considerado. Veja qual se adequa melhor ao perfil de sua obra, analisando também as condições de concretagem (liberação de áreas, fornecimento de materiais, interferências, etc.).

E) RESISTÊNCIA
No momento de se abordar o assunto de resistência do piso, muitos dizem que o mesmo tem resistência suficiente, pois o Fck do concreto ou sua resistência à compressão sãosuficientes. Embora o Fck do concreto seja um assunto de elevada importância, não pode ofuscar outros aspectos que complementeme influenciam a qualidade total de um piso.

F) ACABAMENTO
Caso a superfície de um piso de concreto não seja adequadamente protegida, ele ficará mais vulnerável à ataques químicos, abrasivos e de impactos. Como resultado, os custos de manutenção aumentam. Nos últimos 10 anos, o considerável aumento no uso de revestimento em obras, é um sinal claro que os proprietários querem reduzir seus custos com estes itens. A extensa gama de produtos ofertados torna a seleção do melhor sistema difícil.

G) MÃO DE OBRA
Infelizmente a execução de piso de concreto continua sendo uma arte. Por mais que o processo evolua e equipamentos sofisticadossejam agregados, a mão de obra ainda é grande responsàvel por sua qualidade. Na escolha de quem for executar o piso seja crítico e escolha alguém que colocará pessoas e equipamentos suficientes em sua obra para executar um excelente serviço. Deve-se optar por uma empresa que adote uma atitude de co-responsabilidade com a qualidade final de seu piso.

H) REUNIÃO PRÉ-EXECUÇÃO
No mínimo uma semana antes do ínicio da execução do piso, deve ocorrer uma reunião envolvendo todos os responsáveis neste serviço. O dono, arquiteto, projetista, gerente-responsável pela obra, mestre da obra, empreiteiro do piso, laboratório de análises, fornecedor de concreto, fornecedor de materiais de acabamento, devem, se possível, se reunir antes. Responsabilidades, procedimentos, equipamentos a serem utilizados, outros aspectos do piso, deverão ser revistos, esclarecendo dúvidas e eliminando focos de eventual discordância antes do início da execução.
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal